5 formas de divulgar links no Instagram
O Instagram é uma das redes sociais mais eficazes para quem quer vender na internet. Com mais de um bilhão de usuários ativos, a rede desponta como um importante espaço para quem busca divulgar sua marca, se relacionar com clientes e atrair novos públicos.
Contudo, uma das principais características dessa rede social ainda é vista como um empecilho por alguns: o Instagram não permite inserir links clicáveis nas legendas das publicações.
Porém, existem algumas formas de divulgar links nessa rede social e separamos 5 delas aqui nesse post. Conhecê-las é, sem dúvidas, essencial para quem deseja usar o Instagram como fonte de tráfego.
5 FORMAS DE DIVULGAR LINKS NO INSTAGRAM
1. LINK NA BIO
Essa é a forma mais comum e, por algum tempo, chegou a ser a única maneira de divulgar links no Instagram. A bio é o espaço do perfil destinado às informações pessoais e de contato do usuário. Todas as contas, sejam elas pessoais ou comerciais, independente do número de seguidores, podem usar esse espaço.
É muito comum que ele seja atualizado constantemente, principalmente em contas em que as publicações têm o objetivo de gerar tráfego. É o famoso “link na bio” que você já deve ter lido em alguma legenda do Instagram.
Essa é uma estratégia muito usada, mas que tem um problema. Se algum usuário encontra uma publicação mais antiga sua e é direcionado para a bio, ele provavelmente não vai encontrar o link que espera lá, pois já terá sido atualizado para o link da publicação mais recente.
Por isso, o ideal é usar esse espaço para divulgar o endereço do seu perfil em uma ferramentas que te permita divulgar vários links. Por aqui usamos o Linktree e nele deixamos links fixos como o do meu site, blog e treinamento, além de links temporários como os de ações de venda, por exemplo.
Há ainda outras opções de ferramentas como:
Esse tipo de ferramenta geralmente conta com planos pagos e gratuitos. Basta escolher a opção que mais se enquadra nas suas necessidades e também no seu bolso.
2. STORIES
O Stories é um espaço que vem ganhando cada vez mais força no Instagram e também uma ótima opção para divulgar links. A restrição aqui é que apenas contas com mais de 10 mil seguidores têm o recurso de links disponível para posts orgânicos.
As publicações ficam disponíveis por 24 horas, mas se você precisar que algum link fique por mais tempo em seu perfil, basta criar um destaque e salvar os Stories lá.
Em minha conta, por exemplo, tenho um destaque com Stories que levam os seguidores para as aulas e e-books que disponibilizo aqui em meu site.
3. SHOPPABLE POSTS
Os Shoppable posts são publicações nas quais são marcados produtos cadastrados no Instagram Shopping. Os links aqui são altamente específicos, pois cada tag direciona para um único produto.
Essa é uma excelente opção de divulgação, principalmente para quem trabalha com e-commerce. Para usar esse recurso é preciso ativar o Instagram Shopping em sua conta. Para isso você precisará criar um catálogo de produtos no Facebook e, em seguida, conectá-lo ao seu perfil do Instagram.
Ao ativar esse recurso, além de marcar os produtos em suas publicações, uma guia do Instagram Shopping também ficará disponível em seu perfil. Lá, os clientes que acessarem seu Instagram, poderão salvar ou acessar o link de compra dos seus produtos.
Ponto importante: esse recurso só está disponível para contas comerciais.
4. DIRECT MESSAGES
As mensagens diretas, o famoso Inbox do Instagram, também são uma ótima opção para quem precisa divulgar links. Com elas, você consegue conversar diretamente com as pessoas interessadas no seu negócio e enviar os links necessários para elas.
Esse é um canal peculiar, com estratégias específicas que podem resultar em muitos acessos e vendas, além de te ajudar na criação de públicos personalizados.
Você pode criar ações específicas para esse canal como: “Cupom de 10% de desconto para as primeiras 10 pessoas que entrarem em contato inbox” ou “Envie uma mensagem inbox para ser o primeiro a ser avisado quando lançarmos o produto X”.
Aqui em meu site você encontra uma aula completa sobre como usar as mensagens diretas para vender mais e gerar engajamento. Para acessar, clique no link abaixo:
5. ANÚNCIOS
Por fim, uma das formas mais eficazes de divulgar links no Instagram e aproveitar o potencial dessa rede social é por meio dos anúncios. Eu sempre bato na tecla de que não podemos depender apenas do alcance orgânico, nesse caso, com a possibilidade de usar links, investir em anúncios se torna ainda mais essencial.
Os anúncios podem ser criados tanto para o feed quanto para o Stories, independente do seu número de seguidores. Ou seja, mesmo que você não tenha 10 mil seguidores no seu perfil, ainda assim conseguirá criar anúncios para os Stories com o famoso e almejado “arrasta pra cima”.
Mais uma vez, esse é um recurso disponível apenas para as contas comerciais.
Sobre esse assunto, também disponibilizei uma aula completa e gratuita. Nela ensino como desenvolver e aplicar a exata estratégia que eu aplico todos os dias no meu Instagram. Para garantir sua vaga nessa aula, clique no link abaixo.
Os caminhos que elencamos aqui, são também maneiras simples e rápidas que você tem de potencializar seu Instagram, além de aproveitar todo o potencial dessa rede social como fonte de tráfego para o seu negócio.